MAS O QUE A ÉTICA TEM A VER COM ISSO?

Imagem: terezacs.blogspot.com
Por Danilo Rizzo - Antes de começar meu blábláblá, vamos colocar em pratos limpos o que é ética. Pragmaticamente, tiro da manga o que os gregos, pais de nosso modelo de pensamento, entendiam sobre isso. Ética vem do vocábulo helênico ethos, que diz respeito ao costume e aos hábitos dos homens. Sócrates, Platão e Aristóteles entendiam que a ética compreendia uma gama de valores universais que permeava a todos, e que nos fazia corretos e virtuosos. Por tanto, ética não é valor ou principio individual, mas sim, se relaciona ao que é comum a todos. Prossigamos.
Confesso que sou mais calmo desde quando incorporei o conceito acima, especialmente quando sou agredido com o noticiário diário, e não há horizonte para onde eu olhe, ou meio que eu conviva, onde o cenário politico econômico nacional não se faz presente. Confesso também que estou de saco cheio... Como uma criança levada pelos pais para um compromisso de adulto.
Antes que você pense - não que isso seja importante - eu não estou nada contente com tudo o que vem acontecendo. Mas petrolão pra lá, impeachment pra cá, seu coxinha, seu petralha... boring! Quando vemos algo tão errado aos nossos olhos, assumimos uma postura meio de 'sabe tudo', de 'especialistas da moral e dos bons costumes', e a discussão se perde.
Os caras que vemos todos os dias no jornal, políticos, delatores, ex-presidentes, esses caras vivem sob a mesma ética. Uma ética talvez diferente da sua e definitivamente diferente da minha. Mas vejam, há ali um respeito aos costumes. Não acho que isso é necessariamente ruim. Os advogados tem sua ética e nela, um dos valores é defender os interesses de seus clientes, mesmo que esses interesses pareçam imorais, se forem legais, será afim disso que agirão. Entre os profissionais do futebol também há, ou algum de vocês já viu o presidente de um time punir seu jogador por cavar um pênalti? São hábitos e costumes tolerados.
Assim também ocorre com os políticos e os que se relacionam com eles. A conduta ética passa por participar, por ação ou omissão, de atos ilícitos... Eu ia dizer imoral, mas isso é um aspecto pessoal demais, que prefiro descartar o argumento. Os suspeitos desvios do chamado petrolão não me surpreendem. Ok, demorarem tanto a achar me surpreendeu. As delações premiadas também não me surpreendem... A nau fez água, e quem ficar dentro morrerá afogado. Tampouco me causa estranheza o fato de haver membros no comando da CPI da Petrobrás sendo investigados pela justiça. Também não me surpreendi com o interesse do Ministro Dias Toffoli em compor a turma do STF que julgará os políticos envolvidos nessa história, ou as diárias denuncias contra o juiz carioca do caso Eike. Para eles isso não é antiético... Eles estão lá para isso. Seus pares esperam tais atitudes em nome da estabilidade daquele ambiente. Ou se postam assim, ou são expurgados, descartados.
Ética pressupõe discussão, pressupõe mudanças continuas. As manifestações são parte disso, indicam a insatisfação da massa ante as condutas dos governos instituídos. Às autoridades cabe criar oportunidades para que o debate ocorra, e aos insatisfeitos cabe quererem expor pontos de vista coerentes. Não há ética de todos em ambientes anárquicos ou autocráticos... E que pelo menos isso fique claro.

Comentários