EU ENTENDI

Por Danilo Rizzo - Todos os portais de notícias desse país publicaram na semana passada as redações do ENEM de dois... estudantes... que incluíram em seus textos trechos do hino do Palmeiras e uma receita de miojo. 
Na minha época de estudante do ensino médio, lembro de ter ocorrido algo parecido na minha turma. Um aluno extremamente competente, que havia ‘fechado’ várias matérias ainda no 3º bimestre, utilizou as provas do bimestre final do ano para escrotizar alguns assuntos, colegas e professores. As consequências foram vários problemas com a direção da escola (que era liberal até demais), teve problemas com seus pais, que foram chamados ao colégio, e claro, teve nota zero em todas essas avaliações.
Diferente do caso que presenciei, os dois... estudantes... do ENEM não tiveram zeradas suas notas, ao contrário, de 0 a 1000, alcançaram nota 500 e 560, e ainda foram defendidos pelas autoridades aplicadoras da prova. Não vou entrar em detalhes sobre o que foi escrito e qual a linha defesa, caso queiram mais informações, sugiro lerem a matéria do globo.com clicando aqui.
A matéria propõe que o leitor entenda porque as redações não foram ‘zeradas’, e eu li e entendi. Entendi que os jovens adultos simplesmente não se importam, simplesmente não respeitam, e simplesmente não pensam. 
fonte: firulasdofutebol.futblog.com.br
Posso estar sendo um tanto radical (grande novidade!), mas a atitude desses dois... estudantes demonstra isso para mim, que foda-se o que lhes é pedido para fazer, farão do jeito deles, desrespeitando as regras, os conceitos, os princípios. E pior, quem deve impor as regras, conceitos e princípios, avaliza os desvios de conduta que, numa bosta de redação de ENEM tem pouco poderio ofensivo, mas se trouxemos à realidade essas condutas, podem se elevar a níveis perigosos, que na melhor das hipóteses, formará profissionais de baixíssima qualidade, inúteis para colaborarem ao progresso do país.
Quem dirige embriagado é alguém que respeita as leis impostas? Nunca respeitou, provavelmente nem um cabeçalho de prova ou uma ordem de professor. Quem faz aborto, respeita as regras? Quem se torna político com a intenção precípua de roubar, respeita alguma coisa? O início pode ser uma ‘brincadeira’ numa redação de ENEM.  Foi isso o que eu entendi.

Comentários