RECEITA PARA DESTRUIR UM PAÍS

Arte criada pelo autor
Por Gerson Moyses - Se você que arrasar a economia, o meio ambiente, a educação, a saúde, a segurança e consequentemente a sociedade de um país, siga rigorosamente os passos abaixo:

1. Estruture um projeto de poder e não de governo: monte um esquema de corrupção sistemático, que tem como objetivo principal desviar recursos para subsidiar a manutenção no poder, e nunca o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

2. Aparelhe o estado: indique pessoas para cargos de confiança em agências reguladoras, empresas estatais e outros órgão da administração pública, considerando apenas critérios políticos, e nunca a qualificação técnica.

3. Faça alianças políticas: dê preferência para alianças com pessoas e países de caráter e histórico de vida duvidosos, mas que tem poder econômico ou alinhamento ideológico.

4. Aumente o tamanho do Estado: a máquina pública deve ficar cada vez maior e sugar o máximo de recursos produzidos pela sociedade. Além disso, o gasto público deve aumentar exponencialmente ao longo do tempo, mesmo que o PIB e a produtividade sigam na mão contrária. Ah, e não deve haver retorno para a sociedade!

5. Aumente o intervencionismo estatal: controle tudo, inclusive o que não é da sua conta! Dê incentivos para setores da economia que geram crescimento artificialmente acelerado no curto prazo. Mude regras e contratos a qualquer momento. Substitua a ‘mão invisível do mercado’ pela ‘mão visível do estado’. 

6. Adote uma ‘nova matriz econômica’: abrace medidas econômicas heterodoxas. Gaste dinheiro sem controle e sem critério. Gaste muito mais do que arrecada. Adote uma política fiscal irresponsável.

7. Adote a contabilidade criativa: Faça todo o tipo de maquiagem contábil, adote pedaladas fiscais, altere e impeça a divulgação de dados diversos.

8. Não controle a inflação: gaste muito, mas muito mesmo. Segure artificialmente os preços até quando convier, então libere tudo de uma vez.

9. Aumente a dívida pública: além do aumento dos gastos, aumente também os juros. É infalível!

10. Estimule o endividamento da população: estimule o crédito fácil e o consumo irresponsável.

11. Demonize o empreendedor e a atividade empresarial: o empreendedor (que é que corre os maiores riscos em um negócio) deve ser execrado. Ah, e sempre deve ficar refém da burocracia, dos impostos e taxas, e da insegurança.

12. Desindustrialize o país: abra mão de todas as políticas industriais e também de ações para o aumento da produtividade.

13. Não invista em infraestrutura: abandone os investimentos em escolas, hospitais, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Sucateie o que já existe.

14. Invista em matrizes energéticas poluidoras: acabe com programas de energia alternativa (como o etanol). Invista em termoelétricas, que poluem muito, gastam muito e têm baixa produtividade.

15. Não controle o desmatamento das florestas: esconda dados relativos a desmatamento e queimadas, faça vista grossa para invasores e latifundiários.

16. Financie grupos que não cumprem a lei: dê financiamento a grupos que se aproveitam da miséria para descumprir a lei e comprometer a ordem e a segurança pública.

17. Estimule uma política educacional de fachada: dê crédito educacional de maneira indiscriminada, e às custas de outros setores. Desvalorize o professor.

18. Não estimule a meritocracia: distribua todo o tipo de benefícios, bolsas e direitos, e nunca cobre deveres.

19. Minta bastante, diga que nunca sabe de nada e use o marketing como ferramenta de convencimento.

O resultado esperado é um pais pobre, desindustrializado, estagnado, com inflação alta, com aumento do desemprego, sem qualidade de vida e sem esperança no futuro.

Comentários