"NADA É PERMANENTE, SALVO A MUDANÇA."

Por Gerson Moyses

“...tudo muda o tempo todo no mundo...”; “...e no balanço das horas tudo pode mudar...”; “...eterno deus Mu dança...”, “...em 20 minutos tudo pode mudar...”.

Cover of "The Black Swan: The Impact of t...
Cover via Amazon
Nassim Nicholas Taleb é autor do livro “The black swan”, traduzido no Brasil como “A lógica do cisne negro”. No livro, o autor afirma que é impossível tentar antecipar e prever o futuro em um sistema complexo e com muitas variáveis, já que o que conhecemos é muito pouco em relação ao que não conhecemos. Ele também apresenta o cisne negro como um evento inesperado e imprevisível (já que os cisnes são brancos) e recomenda que todas as pessoas tenham a consciência e aceitem que esses eventos, que uma hora ou outra, acontecerão.
Na mesma linha, 'Wild Cards' (ou curinga) é outro termo usado para definir grandes surpresas e fatos difíceis de serem antecipados, mas que quando acontecem geram grandes impactos. Esse termo foi conceituado por John Petersen.
A probabilidade de ocorrer um acidente aéreo, como o que vitimou um candidato à presidência com chance de se eleger, é mínima. A ocorrência é improvável (para se ter uma ideia, a chance de um motorista sofrer um acidente automobilístico e morrer é 500 vezes maior de que a chance de um avião cair) e o impacto é altíssimo.
A morte de Eduardo Campos foi um black swan ou wild cards, que produziu uma reviravolta no cenário eleitoral e político brasileiro. É a perfeita materialização dos versos e das teorias expostos acima!
A viagem do Cessna 560XL no dia 13 de agosto de 2013 entre Rio de Janeiro e Santos, que duraria 30 minutos, não terminou. Com isso todos os planos, investimentos, os desejos e expectativas dos correligionários, dos apoiadores e dos eleitores foram por água abaixo. Foram jogados no lixo.
O evento inesperado fez com que a candidata a vice-presidente assumisse a cabeça da chapa. A última pesquisa de intensão de votos mostrou os candidatos da oposição tecnicamente empatados em segundo lugar, o que torna a ocorrência de um segundo turno muito provável. Já o cenário para o segundo turno se alterou radicalmente, com um empate técnico entre as duas candidatas (da situação e da oposição). Esses possíveis cenários futuros fazem com que as pessoas e as instituições ajustem suas expectativas com relação ao futuro (num primeiro momento o mercado financeiro e o agronegócio temeram a presença das duas candidatas num segundo turno). Mas, como tudo pode mudar, não é possível apontar um vencedor.
Num mundo complexo, no qual vivemos hoje, não podemos achar que é possível ter controle total sobre os fatos. Por mais que tentemos controlar as variáveis, sempre alguma delas vai escapar e algo vai mudar. Hoje em dia os planejamentos deliberados são apenas referências iniciais, pois outros fatos certamente emergirão. Não devemos nos frustrar com a ocorrência de fatos que não estão sob o nosso controle, mas sim fazer o monitoramento constante e elaborar planos de contingência e seguir em frente.

Comentários