O MEU ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Por Danilo Rizzo - Quando penso em postos de comando, penso que a pessoa que o ocupe seja capacitada para tal função, e preparada para lidar com as pressões sobre-humanas as quais será submetida. Penso ainda que, minimante, para ter meu apoio, seja alguém mais qualificado do que eu, e que externe ideias alinhadas às minhas. Mas as pessoas tem o poder de nos surpreender, e mesmo quando nos cercamos de informações em quantidade que entendemos suficiente para tomar qualquer posicionamento, ainda assim somos surpreendidos.

Para mostrar que estou certo, trago aqui alguns exemplos. Biografias de grandes líderes mundiais, os quais declararei quem são apenas no final da postagem. Por agora, serão apenas números.

1. Nosso primeiro líder nasceu numa cidade muito pequena, seu pai foi primeiro-ministro do principado local, e sua a mãe era uma religiosa devota. Casou-se muito cedo para os padrões modernos, aos 13 anos. Teve uma educação fundamental muito fraca e seus pais decidiram que ele deveria ir para outro país para estudar Direito. Voltou ao seu país tempos depois, mas pouco exerceu a atividade de advogado. Logo mudou-se para um terceiro país, e lá permaneceu, mesmo após ter se tornado um líder em seu país natal, por lutar por uma nação independência.

2. O segundo personagem veio de família muito humilde, e viveu os seus primeiros anos de vida numa pequena vila. Seu pai era um ferreiro, e sua mãe uma humilde professora primária, e principal provedora da família. Estudou num colégio interno regido por monges, mas foi expulso pouco depois, por ter ferido um colega com uma faca. Ingressou noutra escola onde, mesmo permanecendo traços de rebeldia, prosseguiu a ponto de qualificar-se como professor primário. Quando jovem, para fugir do serviço militar, emigrou para um país vizinho, onde tentou ser pedreiro, mas foi incapaz de conseguir emprego. Porém lá, conseguiu a fluência em francês e alemão. Voltou para seu país, estudou Nietzsche e Pareto, e tornou-se membro importante do partido socialista local.

3. O terceiro líder nasceu num grande estado, neto de um empresário que tornou-se um senador influente. Seguindo a tradição familiar, foi enviado a academia militar, e após formado, ingressou numa das mais conceituadas universidade de seu país, onde obteve diploma em História. Já na vida adulta, viu revelado um passado de alcoolismo e uso de maconha. Começou a sua carreira na indústria do petróleo numa companhia de exploração de petróleo e gás que formou com fundos remanescentes do seu fundo fiduciário de educação. Em crise, alterou o nome da empresa e a vendeu com a condição assumir o cargo de CEO da empresa compradora. Como CEO, levou a nova empresa à falência em menos de uma década.

4. Nosso quarto líder é compatriota do terceiro, porém nasceu numa cidade pequena, de um estado também pequeno. Seu pai era um comerciante, e faleceu em um acidente de carro três meses após o nascimento de nosso personagem. Sua mãe casou-se novamente, o que criou um ambiente familiar tumultuado. Seu padrasto era jogador, alcoólatra e maltratava sua mãe e seu meio irmão. Nosso personagem é membro da Ordem DeMolay, e pertenceu ao Movimento Escoteiro ainda quando criança, além de ter sido membro da organização estudantil internacional durante a universidade. Assim como seu conterrâneo, declarou-se um ex-usuário de drogas ilícitas, mas também viu-se envolvido num escândalo sexual.

5. O quinto personagem nasceu numa pequena localidade, no interior de seu país natal, filho de um funcionário da alfândega que se casou com a prima em segundo grau. Teve outros 5 irmãos, porém apenas a irmã mais nova, além dele, sobreviveram à dura infância. Inteligente, mal-humorado, e boêmio, teve dificuldades na escola desde cedo, sendo reprovado duas vezes no exame de ingresso na escola secundária local. Era devotado pela mãe, e tinha severos problemas de relacionamento com o pai. Logo saiu de casa, migrando para uma cidade maior, onde teve frustradas suas tentativas de ingressar na Academia de Belas Artes. Viveu como mendigo, e ganhava algum dinheiro pintando quadros de paisagem da cidade, e cartões postais. Depois, tornou-se um ativista antissemita e lutou em guerra. Já político, escreveu um dos livros mais famosos da história, em cárcere, enquanto era opositor do governo daquela época.

6. Nosso sexto personagem foi o segundo dos seis filhos, cresceu em um ambiente modesto, e ainda pequeno, seus pais o confiaram à sua avó paterna. Foi um aluno regular na escola primária e no ensino secundário. Aos 17 anos, ingressou na Academia Militar, graduando-se em Ciências e Artes Militares. Prosseguiu na carreira militar, atingindo o posto de tenente-coronel. Casou-se duas vezes e, enquanto era casado com a sua primeira esposa, manteve uma relação amorosa extra conjugal durante cerca de dez anos. Como militar, comandando cerca de 300 efetivos, protagonizou um golpe de Estado contra o presidente de seu país.

7. O sétimo e último líder nasceu em uma pequena cabana, filho de uma costureira e de um sapateiro, teve uma infância difícil e infeliz. Chegou a estudar em um colégio religioso para satisfazer os anseios de sua mãe, que queria vê-lo seminarista, mas logo acabou enveredando pelas atividades revolucionárias contra o regime que dominava seu país na época. Ascendeu no cenário político local, sendo inclusive editor do jornal do partido que fazia parte. Seu grupo chegou ao poder após uma revolução popular, momento em que nosso personagem atingiu o cargo maior de seu país natal. Documentos oficiais contam que nos 32 anos em que o partido de nosso personagem esteve no poder, no número de condenados políticos supera os 4 milhões de pessoas, que receberam pena de morte, trabalhos forçados, exílio, entre outras.

Lendo todos esses perfis, vemos várias semelhanças, virtudes, talentos. Claramente a maioria deles se mostrou bastante persistentes, e dotados de personalidade forte para superar dificuldades na fase inicial de suas vidas. Difícil dizer que são cada um dos lideres que descrevi, e mais difícil apontar se ficaram marcados na história como mocinhos ou bandidos.

Os nomes dos sete personagens dessa postagem são: 1 – Mahatma Gandhi; 2 - Benito Mussolini; 3 – George W. Bush; 4 – Bill Clinton; 5 – Adolf Hitler; 6 – Hugo Chaves; 7 – Josef Stalin. Fico agora curioso em saber qual a reação de vocês, ao sabem detalhes desses líderes. Pareciam pessoas tão ruins assim? Vocês colocariam no poder algum desses perfis?

Comentários