HUMAN FACTOR, EPISÓDIO 6 – O LEGADO DO MINISTRO GENÉSIO

Foto: www.redeamigoespirita.com.br
Por Danilo Rizzo – Mesmo antes de me tornar seguidor da doutrina Espírita, já trazia comigo uma infundada certeza de que cada um de nós têm uma missão à cumprir nesse planeta. Depois compreendi que usualmente não temos consciência disso, muito menos que sabemos do que se trata tal compromisso, mas, de certo, tudo conspira para que esse mandato seja alcançado.
Ao compreender isso, quando nos vemos face a face com figuras com Paulo Goulart, algumas coisas passam a fazer sentido. Coisas muito difíceis de serem explicadas com palavras, mas perceptível ao mais simples e juvenil ser humano, quando utilizamos um exemplo. E se posso resumir o legado desse grande artista, esposa, pai, espírita, resumiria me referindo a Paulo como um grande exemplo.
Hoje, passados alguns dias de seu desencarno, fica cristalino à nossos olhos que Paulo cumpriu sua missão. E não me refiro à sua carreira de radialista, locutor e ator. Sua carreira artística foi fundamental sob um aspecto: tornou-o uma figura pública, o que fez com que mais e mais pessoas fossem atingidas por seu legado. Paulo Goulart veio a esse mundo para fortalecer valores como família, afeto, companheirismo, amor.
Paulo construiu com Nicette Bruno um dos casamentos mais contemplados e referenciados da história das artes neste país. Enquanto a regra de hoje é o troca-troca de casais entre atores, atrizes, cantores, cantoras, os 60 anos de idade do casamento de Nicette e Paulo, construído aos olhos de gerações e gerações de telespectadores, se posiciona como o grande exemplo que duas almas podem dar. Tolerância, respeito, companheirismo, tudo isso pôde ser aprendido.
Paulo era um espírita ativo, disse certa vez que “Não julgar, estudar sempre, não se acomodar, fazer nossa parte, criando com isso a sintonia com as leis universais” foi a grande lição que ele tomou da doutrina, e praticou enquanto foi possível. Atuou no filme espírita “As Vidas de Chico Xavier”, em 2010 interpretou o Ministro Genésio, no filme “Nosso Lar”. Nessa película, baseado na obra homônima escrita através de psicografia pelo médium Chico Xavier, sob a influência do espírito André Luiz, sua personagem, o Ministro da Regeneração, costumava dizer que "Quando o servidor está pronto o serviço aparece.". Como creio que coincidências não existem, só posso entender que a escolha de Paulo Goulart para o papel não foi outra coisa senão um belo presente dos céus. 
Meu pai costumava dizer que era muito importante aprendermos com o exemplo dos outros, e creio que para 10 entre 10 espíritas, é esse o legado que deve ser construir enquanto encarnado. Finalmente, digo a você Paulo Goulart, que contigo aprendi e continuarei aprendendo, e se não eres um exemplo, por favor que alguém me apresente um.

"Todos nascemos com uma missão a cumprir! Procuro cumprir a minha vivenciando a moral espírita e seguindo os fundamentos básicos da doutrina: vivenciar a verdade, não julgar, estudar sempre, não me acomodar, ser generoso. Enfim, fazer a nossa parte, criando assim a sintonia com o polissistema espiritual. Além dos já enumerados, aprendemos que não existe efeito sem causa!" - Paulo Goulart em entrevista à revista Ser Espírita

Comentários