MANUAL DE INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO

foto: arquivos.insper.edu.br
Por Danilo Rizzo - Por toda minha juventude eu, digamos, negligenciei o mundo financeiro. Não gostava do assunto, não lia a respeito, não prestava atenção nas noticias do Jornal Nacional... realmente não me importava com o tema. Em contra partida, meu pai, engenheiro civil de formação, amava esse assunto, de alguma forma fazia com que falássemos a respeito em nossos encontros; Através dele, e especialmente depois que comecei a acompanhar o Joelmir Beting, passei a me interessar.
Não me considero um expert, muito longe disso, mas me esforço para conhecer e tomar as decisões mais acertadas em relação ao meu rico dinheirinho. Diante disso, resolvi escrever despretensiosamente sobre o tema, com a intenção de ajudar quem, assim como eu, pouco ou nada conhece.
De inicio, com a ajuda do dicionário financeiro do site UOL, vou apresentar alguns termos e uma breve explicação sobre cada um, e depois um vídeo capaz de esclarecer, entre outras coisas, como funciona a mente de quem trabalha no mercado financeiro.

Ação: Título representativo de uma fração do capital social de uma companhia. As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são ordinárias, preferenciais ou de fruição. Todas as ações devem ser emitidas e circular sob a forma nominativa.

Acionista majoritário: Aquele que detém o controle acionário de uma empresa.

Acionista minoritário: Aquele que é detentor de uma quantidade não expressiva (em termos de controle acionário) de ações com direito a voto.

Balança comercial: Relação entre as exportações e as importações de um país. Quando o valor das exportações excede o das importações, o país apresenta um superávit e torna-se credor do estrangeiro quando, ao contrário, as importações superam as exportações, o país está em dívida com o estrangeiro e apresenta um déficit em sua balança comercial.

Fluxo de caixa: O pagamento ou recebimento efetivo do dinheiro por uma empresa ou instituição governamental.

Fundo de ações: Constituído sob a forma de condomínio aberto e fechado, reúne recursos de um determinado grupo de investidores.

Fundo de investimento: Condomínio que reúne pessoas em torno de um objetivo comum. Quem é o responsável pela administração deste fundo é o banco.

Income: Receita, renda.

Investimento: Emprego da poupança em atividade produtiva, objetivando ganhos a médio ou longo prazo. 

Letra de Câmbio (LC): Tipo de título negociável no mercado.

Margin: Diz-se da margem de lucro numa operação; lucro bruto.

Mercado financeiro: É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos.

Opção: Contrato que envolve o estabelecimento de direitos e obrigações sobre determinados títulos.

Ordem: Instrução dada por um cliente a uma sociedade corretora, para a execução de compra ou venda de valores mobiliários.

Out market: Fora do mercado, fora de preço de mercado, muito caro.

Perfil de Risco: Pré-disposição do investidor em correr riscos.

Pool: Acordo ou reunião de empresas ou pessoas para executar uma tarefa.

Rating: Análise efetuada sobre os títulos emitidos por uma empresa/governo, que avalia a qualidade de crédito do emissor. As mais conhecidas empresas internacionais que efetuam estas análise são: Standard&Poor's, Moody's, Duff&Phelps e Fitch Investors Services.

Regime cambial: É a política de câmbio que prevê uma banda para a flutuação do real frente ao dólar.

Rentabilidade: Representa o desempenho que os papéis que compõe o fundo proporcionam diariamente.

Risco: No mercado financeiro a palavra risco significa a incerteza de prever o comportamento de uma aplicação.

Spread: Taxa adicional de risco cobrada no mercado financeiro, sobretudo o internacional.

Taxa de administração: Taxa cobrada pelas instituições financeiras ou administradores de carteiras de ações.

Taxa de juros: É o custo do dinheiro no mercado. O BACEN é o órgão regulador da política de juros. 

Títulos: São papéis vendidos pelos governos ou empresas ao mercado financeiro para obter recursos financeiros. Um título é como se fosse um contrato de empréstimo no qual o tomador do recurso faz uma promessa de pagamento, à ordem da importância emprestada, acrescida de juros convencionais (estipulados no contrato), caso este título seja prefixado, e dos juros mais correção monetária, caso seja pós-fixado.

Valor de face: É o valor nominal de um título, nota ou instrumento.

São muitos termos, eu sei. Foi complicado para mim também, mas o vídeo a seguir tem cerca de 8 minutos e deve esclarecer boa parte das duvidas. Percebam que estamos diante de diversos termos em inglês, portanto nada melhor que trazer um especialista britânico para tratar do tema. E que me perdoem os jornalistas brasileiros, mas não vejo nenhum com tamanho poder de síntese e clareza de raciocínio.

Comentários