MÚSICA E HISTÓRIA, EPISÓDIO 6 - O FESTIVAL DA MÚSICA ERUDITA


Por Gerson Moyses
No último dia 29 de junho aconteceu a abertura do 44º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, esse que é o maior evento de música clássica da América Latina.
O Festival, que perdura por mais de quatro décadas, foi criado em 1970 por Luís Arrobas Martins e Camargo Guarnieri, e sua primeira edição aconteceu no salão nobre do Palácio da Boa Vista (em Campos do Jordão) e foi inicialmente chamado de 'Concertos de Inverno de Campos do Jordão'. Naquele ano apresentaram-se artistas como Magdalena Tagliaferro, Natan Schwartzman e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob a regência de Ernst Bour. Em 1973, o maestro Eleazar de Carvalho passou a dirigir o Festival e instituiu o modelo 'festa e aprendizado', que havia vivenciado em Tanglewood (uma propriedade rural localizada entre as cidades de Lenox e Stockbridge no estado de Massachusetts, onde se realizam festivais de música clássica e jazz). Desse modo, além de concertos, o Festival passou a contar com a presença de bolsistas, que durante o mês de julho têm aulas com renomados professores brasileiros e estrangeiros, para o aprofundamento de estudos musicais - estava criado o modelo pedagógico adotado até os dias de hoje. Em 1979 foi inaugurado o Auditório Campos do Jordão (que dez anos mais tarde seria rebatizado como Auditório Claudio Santoro), que passou a ser a sede do Festival. Já passaram pelos palcos nomes como Júlio Medaglia, Aylton Escobar, Gil Jardim, Nelson Ayres, Roberto Tibiriça, Roberto Minczuk, Kurt Masur e Marin Alsop, entre outras estrelas da música clássica.
Há quatro décadas Campos do Jordão convive com essa atmosfera que toma conta e que muda a cara da cidade no mês de julho. As apresentações (quase todas gratuitas) se espalham por praças e igrejas, além do Auditório Cláudio Santoro e do Espaço Cultural Dr. Além. Muitas das aulas de música acontecem nas escolas públicas do município (que estão em férias no mês de julho). É um movimento pouco comum na realidade brasileira, e que certamente enriquece culturalmente e alegra tanto quem assiste aos espetáculos, quanto quem estuda como bolsista. Paralelamente ao Festival, acontecem muitos outros eventos e atrações, o que faz de Campos do Jordão um dos principais destinos turísticos na temporada de inverno. 
Em 2013 haverá mais de 60 concertos, além da diversos cursos de formação musical, focados na prática orquestral, piano, violão, canto e regência e música de câmara.

Comentários