EU RECICLO DINOSSAUROS

Por Danilo Rizzo 
Sempre me interessei pela causa ambiental, a ponto de ser chamado pejorativamente de ‘ambientalista’ por um antigo chefe, não gestor ou líder, apenas chefe. Mas quando converso com minha filha de 7 anos, percebo que sua geração é bem mais preparada que a minha para tratar e conviver com essa questão. 
Imponho a mim e a minha família uma conduta de consumo consciente. Tento não ser chato e abro exceções diariamente, pois não é fácil mesmo nos grandes centros, encontrar a ‘melhor opção’... simplesmente ela não existe, ou não está disponível ou acessível. Mas em relação a alguns aspectos, levo realmente em consideração minha consciência ambiental. 
Quando adquiro um eletrodoméstico ou um equipamento eletrônico, via de regra opto pelo produto que menos consome energia elétrica. Em relação ao consumo de água em casa, também sou bastante criterioso. Claro que não deixo ninguém sem banho, ou sem dar descarga no vaso sanitário, mas estipulo horários e limite de tempo debaixo do chuveiro, e sem nenhum remorso, os faço sair do conforto do sofá ou da cama para apagar a luz do corredor que foi esquecida acesa. Primordialmente minhas ações visam diminuir os custos fixos da casa, mas foram emanadas por essa tal ‘consciência ambiental’. 
foto: www.desertdogdecals.com
Porém (sempre há um porém), algo que não abro mão é de diariamente dirigir meu carro. Me chamem do que quiser, mas eu não abro mão. Adoro carros desde minha mais remota infância e mesmo que trabalhasse a um quarteirão de casa, ainda assim arranjaria uma desculpa para sair de casa de carro. Confesso que por esse meu gosto, sempre me senti um pouco desconfortável por ser simpático a ‘causa ambiental’ e andar de carro todo dia. Para diminuir minha crise de consciência, quando vou trocar de carro, avaliar seu consumo médio de combustível é quase tão importante quanto o preço que vou pagar, e, no melhor estilo faça o que eu digo, não faça o que eu faço, sou favorável a todas essas campanhas de uso de transporte público ou de substituição do carro pela bicicleta.
Contudo no ano passado, recebi de nosso articular Gerson Moyses, a indicação do vídeo a seguir que fez minha dor na consciência atingir níveis mínimos, quase a ponto de deixar minha ‘chatice ambiental’ de lado. O vídeo é do Programa Todo Seu da Tv Gazeta, capitaneado pelo impecável Ronnie Von, quando no quadro ‘Mitos e Verdades’, o apresentador recebeu o professor do departamento de Geografia da USP Ricardo Augusto Felício, climatologista que aniquilou da forma mais simpática e educada possível, várias ‘verdades’ sobre aquecimento global, degradação ambiental e climática, etc. Vale a pena assistir.


Comentários