HUMAN FACTOR, EPISÓDIO 1: CAPITÃO POLÔNIA

Por Danilo Rizzo - A ideia desta seção do blog é trazer casos reais que enalteçam o valor do ser humano. Não quero falar apenas de tragédias potenciais, mas também momentos de felicidade plena, de conquistas pessoais, e tudo mais que possa nos motivar a realizar nossos sonhos ou nos tornarmos pessoas melhores. Situações onde o final feliz dependeu diretamente das virtudes, talentos, coragem dos personagens envolvidos. Se a humanidade tem cura, essa ressurreição se constrói pelos bons exemplos. Vamos lá!
Foram necessários apenas 30 minutos no ar para a tripulação do voo 16 da LOT Airlines notar um problema hidráulico na aeronave que ocasionou a interrupção do funcionamento do trem de pouso, e a decisão tomada foi voltar ao aeroporto de origem, em Varsóvia, Polônia.
O drama ocorreu em novembro de 2011, foi muito bem documentado pela NBC News. No cenário criado pelo acaso, um Boeing 767-300 com 231 pessoas a bordo vagando pelo céu da maior cidade polonesa, com piloto e co-piloto experientes na rota (Polônia-EUA-Polônia) e na aeronave em questão. Tem mais informações clicando aqui.


Será que eu ligaria para minha esposa para avisar que estou a bordo de um avião prestes a cair? Não poderia levar esse sofrimento à ela. Mas poderia ser a última oportunidade de lhe dizer: 'Eu te amo'. Perturbador!
As tragédias iminentes e as ressurreições inopinadas nos fazem pensar muito, em muitas coisas, e em muitas pessoas... também nos faz pensar que estamos cercados de heróis. Parafraseando o @jovemnerd, os pilotos de avião pertencem a uma casta superior de seres humanos.

Comentários