Por Gerson Moyses - No último dia 17 de janeiro os amantes da sétima arte tiveram uma excelente notícia: O Cine Belas Artes vai reabrir!
O tradicional cinema de rua, inaugurado em 1943, funcionou até 2011 na esquina da Av. Paulista com a Rua da Consolação. Ele foi fechado por motivos financeiros, o que causou grande tristeza e consternação para público.
foto: pop.com.br |
Eu era um frequentador assíduo do ‘Belas Artes’, e acompanhei a luta de diversos grupos para a manutenção desse importante espaço cultural da cidade de São Paulo que, como vários outros cinemas de rua, sucumbiram ao ‘boom’ imobiliário, à concorrência do shopping centers e à violência da cidade. Hoje o local está degradado e abandonado, desvalorizando a região.
A programação, que privilegiava a qualidade, exibia um circuito menos comercial e mais artístico. O público, órfão dessa programação alternativa, hoje conta com opções como o Reserva Cultural, o Cine Sesc e o Espaço Itaú. Mas como sempre afirmo a meus amigos Danilo e Rodrigo, “tradição é tradição”! Afinal de contas, são 70 anos desde a inauguração, e a fachada é tombada pelo Condephaat. Além disso, o entorno conta com um importante conjunto arquitetônico: a passagem subterrânea da Rua da Consolação e abriga um sebo e que liga o ‘Belas Artes’ ao Bar Riviera, outro tradicional ponto da noite paulistana inaugurado em 1949 e fechado em 2006, que foi reaberto recentemente sob o comando do chef Alex Atala.
Esse conjunto tem tudo para voltar a ser o circuito cultural clássico que foi no passado, ainda mais em tempos de carência de espaços para cultura e lazer.
André Sturm, diretor do Museu da Imagem e do Som, afirmou que os espaços e os equipamentos do cinema serão modernizados, mas a programação será mantida. “O Cine Belas Artes terá a mesma cara com a qual as pessoas estavam acostumadas”.
A Prefeitura deve anunciar a reabertura do cinema durante a semana de comemorações do aniversário da capital. As atividades serão retomadas por meio de um convênio da Secretaria Municipal de Cultura com a Caixa Econômica Federal, que dará o apoio financeiro. A expectativa é que as salas voltem a funcionar entre maio e junho de 2014. Vamos aguardar!!
Comentários
Postar um comentário